1 - PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA GESTÃO PÚBLICA


1.1 - Introdução de metodologia para criação de canais de participação popular e democratização da Administração Pública na Prefeitura Municipal de Santo André, de junho de 1990 a junho de 1991.

1.2 - Seminário "Participação Popular, do Discurso à Prática", em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, em abril/93, para a Equipe de Governo.

1.3 - Atuação na criação e coordenação do "FNPP - FÓRUM NACIONAL DE PARTICIPAÇÃO POPULAR", em parceria com outras instituições, voltado para a pesquisa, a formulação de políticas e a troca de experiências. O trabalho do FNPP, tem viabilizado o lançamento de publicações, a realização de pesquisas, além da promoção de 15 seminários nacionais e 18 seminários regionais, de 1990 até hoje. Atualmente o FNPP é coordenado a nível nacional pelas entidades: Instituto PÓLIS, INESC, FASE, IBASE e EQUIP. O Fórum conta hoje com uma rede de ONG's na articulação regional de suas atividades (Fórum Sul, Fórum Paulista, Fórum Mineiro e Fórum Nordeste).
- Seminário de São Luís/Maranhão
www.saoluis.ma.gov.br/opseminario/
www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=7545
- Seminário: Participação Popular no ABC
www.desenvolvimentolocal.org.br/imagens/mapeamento/PDL380.pdf

1.3.1 - Atuação na criação e coordenação da "Regional Centro do Fórum Nacional de Participação Popular", entre os anos de 1992 e 1998, juntamente com entidades e prefeituras dos estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Este Núcleo Regional realizou seu I Fórum em Belo Horizonte/MG, em 25 e 26/10/1993, o II Fórum em Goiânia/GO, nos dias 13 a 15/04/1994, e o III Fórum em Betim/MG, de 01 a 03/09/1995, todos em cooperação com os respectivos municípios.


1.3.2 - Atuação na criação e coordenação do “Fórum Mineiro de Participação Popular”, em funcionamento desde o ano de 2001.

1.4 - Apoio à criação do Fórum Permanente de Participação Popular da Prefeitura de Belo Horizonte/MG, durante os anos de 1995/96.

1.5 - Cooperação em “Gestão Democrática” com a Prefeitura Municipal de Betim/MG, para formulação e implantação da política de mobilização social do Município, com envolvimento da população organizada e não organizada, para a sua integração ativa e crítica ao processo de melhoria de sua própria condição de vida, compondo-se de diagnóstico, planejamento da mobilização social e monitoramento, de janeiro a maio/97.

1.6 - Realização da Oficina “Limites e Avanços da Participação Popular nos Governos Municipais”, durante o III Encontro de Políticos Cristãos de MG”, no MOBON, em Dom Cavati/MG, de 04 a 06 de dezembro de 1998.